Meu nome é Emmanuel Nicodemos Oliveira Santana, sou acadêmico do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Filho de Francisco Pereira Santana e Solange Rodrigues de Oliveira, meu pai advogado e minha mãe dona de casa. Nasci em dezembro de 1985 na cidade de Unaí – Minas Gerais.
Desde criança sempre me interessei por ciência e o que mais me chamava atenção eram as vidrarias de laboratório e os répteis, principalmente as serpentes. Meu interesse era tamanho que certa vez passeando com meus pais em um shopping em Brasília, vi um brinquedo que era um mini laboratório, vinha com tubos de ensaio e alguns componentes químicos para a realização de experiências que vinham explicadas em cartas, parecidas com as cartas de baralho, e cada uma delas vinha com uma experiência diferente. Eu também tinha uma mania que não agradava muito nem a minha mãe, muito menos as mães de meus amigos, que era abrir todos os bichinhos que eu encontrava morto, passarinhos, sapos, calangos e certa vez até uma pequena jararaca atropelada. Inclusive alguns desses bichos já se encontravam em estado de putrefação, o engraçado é que o cheiro nem incomodava.
Na escola, cursando a 5ª série, minha professora de literatura pediu para que eu fizesse a leitura de um livro que acabou influenciando muito na minha história, este livro chamava-se “Segura o Grito” da famosa série vagalume; nele contava a história de uma turma de crianças que guiadas pelo seu professor de ciências se aventuraram em uma caverna no Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR), no estado de São Paulo. Diante disso o colégio em que eu estudava promoveu uma visita da nossa turma até uma caverna na nossa região. A partir daí, não parei mais com as cavernas, e no futuro acabei entrando para a espeleologia, que é o estudo das cavernas. Atualmente sou membro de um grupo de estudos de cavernas denominado “GEPEL - Grupo Espeleológico Pé na Lama”.
Não esquecendo minha paixão pelos répteis, ao entrar para o curso de Biologia escrevi um projeto de levantamento de fauna de serpentes, assim passei a aprofundar mais meus estudos em uma área da Zoologia chamada Herpetologia que é o estudo dos Anfíbios e Répteis, assim passei a conhecer grandes nomes da herpetologia brasileira, e essas pessoas vem me prestado grande ajuda, como o Dr. Paulo Sérgio Bernardes, o Msc. Henrique Caldeira Costa e a Dra. Paula Hanna Valdujo que tive o prazer de conhecê-la pessoalmente.
Sou fascinado por outras ciências como arqueologia e paleontologia, sendo assim com este blog, tenho o interesse de divulgar trabalhos em diversas áreas da ciência, publicar artigos e aprender cada vez mais com o que escrevo, bem como relações interpessoais.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGrande "Manél"!
ResponderExcluirMuito legal sua auto-biografia. Confesso que "cobras" não estão dentro dos meus gostos - em todos os sentidos, rs.
Vim parabenizar pela iniciativa. Todos sabemos das dificuldades que encontramos no meio acadêmico e da nossa pequenaz diante da vastidão das ciências - seja elas humanas ou naturais. Tentar compreender um pequeno fragmento do mundo do conhecimento é o caminho contrário em relação à ignorância. Mesmo diante da nossa insignificância em ralação à extensão do saber, devemos fazer a nossa parte. Não podemos usar a desculpa de que "está cedo" para contribuírmos para o mundo, ou de que somos "anônimos demais" para poder fazer algo importante.
Lembre-se sempre: são os trabalhos que fazem as pessoas o que elas são, não o contrário. Continue firme nessa caminhada, fazendo o que você gosta, com a certeza de que não há recompensa maior do que gostar do que faz.
Abração e mais uma vez parabéns pela iniciativa.
Danilo Meneses.