quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

SERPENTES NÃO SÃO SERES MALIGNOS, PELO CONTRÁRIO, SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA

As serpentes surgiram no período Cretáceo, mas se diversificaram e conquistaram diversos ambientes, isso só aconteceu após o desaparecimento dos dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos.
Atualmente contam com cerca de 3.000 espécies no mundo, e esse número vem aumentando supreendentemente devido a inúmeras pesquisas que vem sendo desenvolvidas nos últimos anos.



As serpentes de uma forma generalizada, sempre foram taxadas como seres malignos e tratas com indiferença e muita crueldade. Existe uma antiga crendice popular que inclui esses animais como malignos e isso não passa de um ódio sem sentido. A maioria das serpentes são dóceis e medrosas, quando atacam estão somente em posição de defesa. Imagine só, quando nós seres humanos somos atingidos de alguma forma, tentamos a fuga, ou enfrentamos, e é isso que as serpentes fazem.
Um dos motivos que fazem o homem atacar as serpentes assim que avistadas é a capacidade de envenenamento desses animas, mas o interessante é que a maioria delas são inofensivas. Uma das serpentes mais citadas nestes históricos míticos é a Sucuri (anaconda), que ao contrário do que contam não causam acidentes graves em humanos, pelo contrário, elas que são atacadas e mortas quase sempre que avistadas.
Devido a urbanização constante e a intensa devastação  natural, o contato das serpentes com os humanos vêm aumentando muito, principalmente na região da Amazônia Legal, devido a implantação das grandes lavouras, desmatamento e escassez de alimento, e a implantação de grandes lagos artificiais de usinas hidrelétricas, e esses fatores podem a médio e longo prazo, ocasionar a extinção de diversas espécies.
Quando os humanos se aproximam as serpentes reagem com imobilidade, em conjunto com a camuflagem de pele, e esse conjunto faz com que passamos despercebidos por elas, o que pode resultar em acidente, por exemplo, se pisarmos nelas. Mas tudo isso é simplesmente um mecanismo de defesa.
Obs.: Pensem bem, não vamos destruir nossa fauna, não matem as serpentes! Preservem!  Se aparecer uma serpente em sua residência entre em contato com a polícia ambiental para o recolhimento do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário